Repleta de belezas naturais, Salvador atrai turistas de todo mundo com muita alegria, cultura e diversão.
Se tem um lugar que você não pode deixar de conhecer, esse lugar é Salvador! Uma cidade mágica que respira alegria, e porque não, beleza. Muita beleza!
Na capital baiana você encontra de tudo um pouco. Na verdade, os pontos turísticos de Salvador são um show à parte, cada um contando sua história e proporcionando ao visitante uma experiência única.
E aqueles que não têm história para contar, mostram-se como verdadeiras maravilhas e espetáculos da natureza, capazes de deixar qualquer visitante com saudades só de pensar que um dia terão de ir embora.
Esse é o caso das praias de Salvador, cada uma mais bela do que a outra, e simplesmente impossível de esquecê-las depois que passar alguns dias desfrutando de uma beleza natural inigualável.
Salvador, além do seu povo hospitaleiro, possui pontos turísticos que deveriam ser obrigatórios para todo e qualquer viajante que busca um mix de diversão, conhecimento e descanso em lugares espetaculares.
São igrejas, centro histórico, praias, farol, mirantes, bairros famosos e muito mais para conhecer na primeira capital do Brasil.
Confira abaixo alguns dos principais pontos turísticos de Salvador que, com certeza, vale a pena conhecer:
Um dos pontos turísticos mais conhecidos e visitados de Salvador, localizado no Forte de Santo Antônio da Barra, o Farol da Barra foi construído em 1698, é considerado um monumento símbolo da cidade e se tornou um cartão postal da cidade em 1839.
Você pode agendar uma visita à torre para conhecer sua estrutura e subir no alto de seus 22 metros, onde é possível apreciar a vista da Baía de Todos os Santos.
O Farol da Barra, ou Farol de Santo Antônio como também é chamado, foi o segundo existente em todo o continente americano. Antes dele, somente o Palácio de Friburgo na cidade de Recife.
Além do Farol da Barra, o forte abriga o Museu Náutico da Bahia, onde o visitante pode conhecer antigos instrumentos de navegação, peças arqueológicas e um pouco da história marítima e militar que marcaram o local.
Salvador possui uma extensão aproximada de 50 km em praias. Belas praias. A natureza foi bem generosa com a capital baiana.
E mais, além da beleza natural, as praias de Salvador possuem águas mornas, e algumas até formam piscinas naturais, perfeitas para quem deseja relaxar.
As alternativas são tantas que fica até difícil escolher por onde começar. Cada praia possui uma característica diferente, o que mostra que Salvador é capaz de agradar todos os tipos de turistas.
Veja algumas praias que valem a visita:
Situado no famoso bairro da Amaralina a praia se inicia após o Quartel da Amaralina – onde se encontra uma pequena praia privada – e vai até o Quiosque das Baianas, local ideal para comer os famosos acarajés da Bahia.
Parece que existem duas praias em Amaralina, isso porque tem uma ponta, a parte próxima ao Quiosque das Baianas, que é propícia para o banho, e o outro lado, com ondas maiores, próprias para a prática de surfe.
Caminhadas pelo calçadão e a prática de esportes durante a noite ficaram mais comuns depois da última revitalização do local.
A praia da Barra, a segunda do bairro, começa no Farol da Barra e se estende até o Morro do Cristo, e parte dela é protegida por arrecifes. Na maré baixa é possível aproveitar a formação de piscinas naturais com águas mornas.
Mais próximo ao Morro do Cristo, as ondas já ficam maiores e é possível encontrar muitos surfistas.
Aqui, um parênteses: a primeira praia do bairro é a Praia do Porto da Barra, banhada pela Baía de Todos os Santos, que vai da Ladeira da Barra até o Farol da Barra.
Uma das praias mais queridas pelos soteropolitanos, a Praia de Itapuã se caracteriza pelas pedras ao seu redor, pelo farol, pelas águas claras de temperatura agradável que formam piscinas naturais em época de maré baixa e pelos altíssimos coqueiros.
Cantada em versos de Vinícius de Moraes, e outros compositores, a Praia de Itapuã foi identificada como um ponto de desova para tartarugas marinhas. Visando a preservação, foi instalado um posto do Projeto Tamar no local, que não deixa de ser um atrativo na praia.
Antigamente, o local era ocupado por pescadores de baleia, que usavam seu óleo para iluminação pública. A sede da colônia, próximo à estátua da Sereia de Itapuã ainda existe e é possível visitá-lo.
A Praia da Pituba se inicia no Quiosque das Baianas, ao final da Praia da Amaralina indo até a Praia do Jardim dos Namorados.
A parte central da praia e mais próxima ao antigo Clube Português são mais próprias para banho. Além desse limite você encontra ondas grandes, bonitas de se ver, mas perigosas e não recomendada aos banhistas.
Com início após a Praia de Ondina, há uma grande região da praia do Rio Vermelho que contém pedras, da Casa do Peso até a Igreja Santana, formando uma enseada que serve de abrigo a barcos de pescadores.
Embora de mar calmo, é pouco utilizada para banho.
Localizada na cidade baixa e banhada pela Baía de Todos os Santos, a Praia da Ribeira tem um ar bucólico, proporcionado pela vista de casarões antigos e suas ilhas, mas não deixa de ser uma bela vista.
A Praia da Ribeira é considerada uma das praias mais charmosas e boêmias de Salvador, onde é possível ver centenas de embarcações, pois é um dos preferidos por velejadores.
Na enseada da Ribeira acontecem treinamentos e competições de esportes náuticos, em especial vela e canoagem.
A Praia de Patamares é salpicada por coqueiros que formam uma bela paisagem. Com um mar um pouco mais ‘nervoso’, a praia de Patamares é apreciada pelos surfistas, já que tem como característica ondas mais fortes. Contudo, há algumas partes para se banhar tranquilamente.
Para quem curte fazer exercício com a brisa do mar nos cabelos, a orla da Praia de Patamares é ideal, pois uma pista de cooper e uma ciclovia complementam o local.
Próxima ao Forte Monte Serrat, a Ponta do Humaitá é um dos locais mais charmosos de Salvador.
Possui uma vista privilegiada da Baía de Todos os Santos, das paisagens marinhas e um pôr do sol maravilhoso e deslumbrante.
A Ponta do Humaitá pode oferecer um fim de tarde simplesmente inesquecível.
Muito mais que um cartão postal e belas praias
Salvador é muito mais do que o Farol da Barra e as belezas naturais estampadas em cada praia. Ainda há muito o que conhecer nessa cidade cheia de história, cores, festas e alegria. Salvador é uma cidade que vale cada minuto.