O Morro é rodeado por 7 praias paradisíacas, conhecidas originalmente como I, II, III, IV, e V praia, a qual é conhecida também como praia do Encanto; praia da Gamboa e praia de Garapoá. Na primeira praia, o visitante pode de forma privilegiada curtir o visual da ilha no alto da tirolesa, a segunda praia é a mais badalada, dispõe de muitas opções de prestações de serviços, e é a que dar mais comodidade ao turista; no período de alta estação, é muito comum em quase todos os restaurantes e bares dessa praia, música boa ao vivo, e a noite, os visitantes são recepcionados por um luau, com diversas opções de drinks, ficando um ambiente perfeito e descontraído para novas amizades e paqueras com gente bonita e interessante de todas as línguas e de todas as tribos. O Morro consegue agregar todos os povos, o que é um atrativo a parte.
Além do lugar naturalmente deslumbrante, o Morro de São Paulo, é fascinante por sua importante participação na história no período do Brasil Colônia. História que deixou um acervo patrimonial material e imaterial riquíssimo e belíssimo, traduzidos nas igrejas, no farol, nas manifestações culturais, como a festa a São Benedito, na culinária com forte influência afro-indígena-brasileira, regada a pimenta e a dendê, tudo isso faz desse lugar ainda mais especial.
Por tantos atributos, é um dos lugares mais apreciados e frequentados por visitantes de vários países, inclusive do Brasil. O Morro de São Paulo, é uma ilha, que junto com a ilha de Boipeba, Cairú e outras 23 ilhas, compõe o Arquipélago de Tinharé, que tem a cidade de Cairú, como o único município arquipélago do Brasil, ficando cerca de 60km ao sul de Salvador, junto ao munícipio de Valença-BA.
Por ser uma ilha, o acesso direto só é possível por barcos e lanchas que o visitante embarca no cais de Valença ou no cais do Atracadouro; por catamarã, vindo de Salvador; ou de avião. Na ilha não circula carro, e o transporte de bagagens dos visitantes é feito por profissionais que usa o carro de mão-"táxi". Hoje, no entanto, já existem veículos (jipe, ônibus, trator) que circulam pelas estradas paralelas junto às praias, no Zimbo, Campo da Mangaba e no vilarejo da Gamboa.